- Código Éthos
- Posts
- Desprezar o Toddynho é um Risco para a Inteligência
Desprezar o Toddynho é um Risco para a Inteligência
🏅 Código Éthos! #021

“Não peça coerência ao mistério nem peça lógica ao absurdo.”
A maioria das empresas e profissionais comete o erro de pensar em posicionamento, sem levar em conta o comportamental do público-alvo, limitando-se a “ser lembrado pelo cliente (público-alvo).
Caro leitor, é muito mais do que isso.
O mestre e doutor Marcos Bedendo, em sua obra Branding – Como Fazer na Prática (ed. Saraiva), nos mostra análises preciosas.
Uma das partes mais interessantes, durante toda a minha leitura dessa importante obra está no caso Toddynho.
Memória Afetiva
O Toddynho, com seu icônico personagem e comunicação lúdica, foi construído para um público-alvo muito claro: crianças.
Sua proposta de valor sempre foram, digamos, a satisfação, a aventura, e a fantasia do universo infantil.
Entretanto, você se questione como até mesmo adultos são fascinados por um produto cujo posicionamento é em função de quem está na infância. Marcas e produtos assim, quando têm clareza no posicionamento, ficam armazenados na mente.
Querendo um adulto rememorar sua infância, ele vai direto a um Toddynho. Sorri e recorda-se dos tempos no recreio da escola ou no lanche em casa.
Aqui está a lição de Bedendo: uma marca não pode e não deve tentar ser tudo para todos.
O Toddyinho poderia ter alterado sua linguagem para atrair os adultos, mas ao fazer isso, correria o risco de diluir a sua essência e confundir o seu público principal.
O sucesso maior está em manter o foco e a consistência no público-alvo.
A Lição do Anel
Bedendo utiliza um diagrama de círculos concêntricos para ilustrar essa dinâmica. No centro, está o público-alvo, o grupo que sua comunicação e proposta de valor visam diretamente.
Público-alvo (centro): consumidores que se identificam com sua proposta de valor principal. Eles compram por motivos emocionais e de propósito. São os mais leais e engajados.
Consumidores adjacentes (círculos externos): Estes são os públicos que consomem seu produto ou serviço por razões diferentes. Eles podem se interessar por um benefício funcional, preço, conveniência ou porque vão se recordar (lembra o lance da lembrança e afeto).
Por isso, nós todos, interessados por posicionamento e comunicação de alto valor, devemos focar sua energia e seus recursos no público-alvo central.
O Toddyinho entendeu isso perfeitamente. Ele não mudou sua linguagem para adultos, não perdeu sua identidade infantil, e, por isso, manteve-se no topo.
Solidez
Para construir um posicionamento sólido, que não apenas comunica, mas também atrai e retém seu público, siga este roteiro de 6 passos:
1. Mapeie seu Público-Alvo (o Círculo Central): Não se contente com dados demográficos como idade e localização. Mergulhe fundo nos comportamentos, interesses e atitudes do seu público principal. Quais são suas dores e aspirações? O que os motiva a buscar uma solução como a sua?
2. Identifique o Benefício Único: Qual é a sua proposta de valor que realmente o diferencia? Não liste todas as suas qualidades. Escolha uma, a mais importante, aquela que resolve a dor mais urgente do seu público.
3. Defina a Sua Essência (o "Quem Somos"): O que você representa? Quais são os valores e a ética inegociáveis do seu trabalho? A essência é o que te torna autêntico e memorável.
4. Crie sua Linguagem (Tom e Voz): Sua comunicação deve refletir sua essência e se conectar com seu público-alvo. Evite a linguagem genérica. O tom de voz do Toddyinho é divertido e familiar, perfeitamente alinhado com as crianças. Qual é o seu tom? É inspirador, técnico, amigável ou formal? Mantenha a consistência em todos os seus canais.
Conselho de mentor: não tente agradar a todos. Foque sua energia e seus recursos naqueles que realmente se conectam com a sua essência.
Para facilitar ainda mais no alcance da Comunicação de Alto Valor, trouxe a você um Guia Gratuito sobre Posicionamento.
🔏👉 [PDF] O Guia Essencial do Posicionamento de Alto Valor - Como ser reconhecido como um dos melhores em seu nicho
Clique no link para acessar o material: https://news.diogoarrais.com.br/c/materiais
Como você avalia o conteúdo de hoje?Sua opinião é essencial para melhorá-lo. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🏅 Código Éthos!
Escrita por Diogo Arrais
Todo domingo, às 19:00
Comunicação de Alto Valor
Reply