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Como entrar nos camarotes VIPs sem pagar quase nada por isso
🏅 Código Éthos! #005

“As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas.”
Pense em cinco personalidades do topo de sua admiração. Sejam os intelectuais, sejam os evoluídos espiritualmente, sejam os empresários...
Em que ambientes essas pessoas estão com frequência?
Eventos, congressos, espetáculos, salas de música erudita, competições esportivas são alguns dos exemplos.
Nesses ambientes, o que conversam, o que leem e o que escutam com interesse?
Meu conselho: reúna no papel o máximo possível dessas informações. Hoje, mostrarei por quê.
Ambiente influencia sim
Os seres humanos extraordinários, os de altos cargos e os de poder, estão sempre à procura dos habilidosos.
O problema é que a maioria (de quem tem habilidade e competência) é tentar se aproximar dessas pessoas da maneira errada: bajulando, pedindo atenção, copiando superficialmente.
Lei maior: entrega de benefício gerará interesse e conexão.
A crença que limita
Outros tantos acreditam que “estar ao lado dos grandes” é sorte, privilégio ou networking de berço (o herdeiro).
Se não vem pelo sobrenome, deve vir pelo valor.
Grandes nomes se cercam de quem contribui. De quem resolve. De quem tem clareza e consistência.
Para isso, é necessário respeitar o espaço, o tempo e a profundidade das conversas.
Conforme os diálogos evoluem, a comunicação poderá ser direcionada para uma possível parceria e/ou oportunidade. Aliás, persistir é diferente de insistir.
Como criar proximidade
Ao longo da minha carreira, aprendi que as conexões mais valiosas até podem vir de abordagens diretas, contudo são mais difíceis, pois podem gerar desconfiança.
O aconselhável para você aproximar-se de uma referência:
Esteja nos mesmos ambientes intelectuais (leia os mesmos livros, estude os mesmos temas).
Participe dos mesmos fóruns (eventos, mentorias, colunas, plataformas).
Contribua com ideias relevantes. Fuja dos elogios vazios.
Desenvolva um convite editorial, para elaboração de um conteúdo, de uma obra em parceria.
Demonstre-se disponível para somar nos eventos dessas pessoas, sem buscar necessariamente algo em troca.
Importante: estude os objetivos dessas pessoas e como você poderia ser útil nisso.
Arquitetura ou acaso?
O sociólogo Nicholas Christakis, professor de Yale, demonstrou em seus estudos que nosso comportamento e até nossa saúde são influenciados pelos círculos a que pertencemos, mesmo os indiretos. O impacto das redes vai além da visibilidade: modela decisões, afina vocabulários, altera rotas.
Um outro estudo reforça: pessoas cercadas por outras com alta densidade intelectual têm 63% mais chances de melhorar sua performance profissional em até dois anos, mesmo sem mudar de empresa ou função.
Nos bastidores…
Pouco adianta tentar pertencer a um grupo de alta performance se sua comunicação externa não condiz com isso.
Você precisa estar presente, com presença firme e ideias bem concatenadas. Precisa ser ativo nas conversas. Precisa ser estrategicamente lembrado por quem toma decisões.
Três ações práticas para criar conexões de alto valor
Conteúdo útil com consistência. Não escreva para impressionar; escreva para resolver. Mostre domínio, clareza e compromisso com a entrega. O algoritmo recompensa recorrência. Mas mais do que isso: gente séria começa a te notar quando percebe que você não é só “uma boa ideia num bom dia”.
Presença em ambientes estratégicos. Não é sobre quantidade de conexões, mas sobre a qualidade das trocas. Estudo publicado na Harvard Business Review indica que profissionais com redes menores, mas mais densas e especializadas, tendem a crescer mais rápido do que aqueles com redes amplas, porém rasas.
Relações baseadas em valor. Conexão verdadeira. Pergunte-se: “O que posso oferecer que realmente ajude essa pessoa ou esse grupo?” — Essa é a pergunta que diferencia quem se aproxima com ética de quem apenas busca visibilidade.
Os meios justificam
Uma rede ou sobrenome privilegiados facilitarão, todavia isso não é regra. Desde que haja conteúdo (habilidade), virtude e comunicação de alto valor, você estará a um passo do bom cultivo para ambiência intencional.
É a coerência entre o que você faz, onde você está e com quem você caminha. Mas lembre-se: coloque tudo no papel.
Agora é com você:
Responda aqui: você já documentou, por escrito mesmo, onde e com quem gostaria de conviver na carreira e nos negócios?
Poderia me contar aqui nos comentários? Assim, entrego a você alguns caminhos possíveis.
Há uma máxima: estamos muito mais próximos do que imaginamos das pessoas de alto valor.
No próximo domingo, às 19h, estarei aqui.
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🏅 Código Éthos!
Escrita por Diogo Arrais
Todo domingo, às 19:00
Comunicação de Alto Valor
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